Tipos de Professores – Professor “O Cara” "Esse cara sou eu!" - Eu tenho, eu posso, eu fiz...

Alunos costumam pegar carona na fama de seus professores para se autopromoverem. Fui aluno de fulano de tal (um professor superfamoso)! Pronto, é como se fosse um passaporte carimbado!

Às vezes acontece o contrário. Alguns alunos tornam-se pessoas famosas, profissionais renomados e ou midiáticos. Então o professor diz: sabe fulano de tal? Foi meu aluno. É como se todo o sucesso do fulano tivesse dependido dele.

São situações absolutamente comuns, tratam-se de manifestações de admiração, mesmo que, em alguns casos, oportunistas.  Não prejudicam – podem até ajudar – ninguém. Entretanto quando um professor quer se tornar famoso as custas dos seus alunos, corre o risco de virar caricatura. Alguns maldosos alunos o chamam de Professor Pavão! Trata-se de um grande tiro no pé.

Sem que perceba passa grande parte da aula contando seus feitos, suas vitórias. Enfatiza constantemente suas qualificações e às vezes se refere a si na terceira pessoa. 

Esse professor costuma ser famoso, mas infelizmente não da maneira que gostaria. Ele é mencionado nos corredores da instituição ou nas mensagens por aplicativo, como aquele que se acha “o cara”!

É muito importante o professor ter sua autoestima elevada, isso interfere positivamente em seus alunos. Entretanto essa autoestima quando exacerbada, torna-se um fator que pode afastar emocionalmente os alunos e transformar a admiração em chacota.

Procure ser o mais espontâneo possível ao comentar sobre suas qualificações e, se possível, ao falar sobre histórias de sucesso como exemplo que sejam de outras pessoas, não suas. Assim será reconhecido por sua qualificação e generosidade.

Abrir o chat
1
Precisa de ajuda?
Bem Vindo!
Como posso ajudar?