Tipos de Professores – “Dublador de Powerpoint ou Telejornalista” Lê, em voz alta, textos projetados no powerpoint.

Reza a lenda que alguns professores ao invés de lerem o powerpoint leem “powerprompter” (*). Ou seja, colocam todo o “script” que terão que falar projetado e começam a ler.

Brincadeiras a parte, mas essa é, –  se não a maior – , uma das maiores queixas dos alunos. É impressionante como até hoje, um número significativo de professores utiliza o powerpoint como editor de texto, ou pior, fotocópia virtual de pedaços de textos. Sem falar nos slides completamente poluídos com textos, gráficos e ilustrações –  algumas vezes extraídas do Google Imagens –  e de péssima qualidade!

Geralmente esses textos iluminados são projetados no começo da aula e continuam até o final. Para conseguir ler o texto, o professor (ou leitor) é obrigado a ficar olhando para a projeção e, portanto, sem olhar para os alunos que permanecem sentados olhando – ou dormindo? -impacientemente esperando a “aula” acabar. 

O powerpoint é um recurso auxiliar que, quando utilizado com sabedoria torna-se uma excelente ferramenta de facilitação para a compreensão e assimilação da informação. O mesmo NÃO deve ser utilizado todo o tempo da aula.

Textos devem vir impressos. No powerpoint devem constar apenas frases e ou palavras chave e, de preferencia com imagens de boa qualidade. Servem como âncoras de assimilação somente para informações fundamentais. Projetar gráficos, organogramas e fluxogramas também são exemplos de boa utilização da ferramenta. Todas as outras informações deverão ser transmitidas de forma oral somente (expositiva) ou por meio de debates e ou dinâmicas.

Assim, as aulas se tornarão mais dinâmicas, interessantes e motivantes.

 

(*) teleprômpter – equipamento acoplado às câmeras de vídeo que exibe o texto a ser lido pelo apresentador.

Abrir o chat
1
Precisa de ajuda?
Bem Vindo!
Como posso ajudar?